Fundação

O Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau é a organização de marketing e promoção de turismo de Ouro Preto e Circuito do Ouro. Foi fundada em Ouro Preto, em maio de 2005, pelos presidentes das associações comerciais dos municípios do Circuito do Ouro, como resultado de uma articulação liderada pela Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP).

Em setembro do mesmo ano, foi constituído o primeiro corpo diretivo – Conselho Deliberativo, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal.

Participaram das assembléias de fundação e de organização do corpo diretivo, como sócias-instituidoras, os presidentes das associações comerciais de Ouro Preto, Itabirito, Ouro Branco, Caeté, Nova Lima, Raposos, Nova Era, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Piranga e Sabará, bem como Itabira e Mariana posteriormente.

Antecedentes

A constituição do Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau foi o ponto culminante de uma ação iniciada em 1997 no âmbito da Associação Comercial de Ouro Preto.

Fortes chuvas que castigaram Ouro Preto no início daquele ano levaram à interrupção de um trecho da principal entrada da cidade. A indefinição dos governos municipal, estadual e federal sobre quem teria a responsabilidade pela obra de reconstrução agravou o problema. O restabelecimento da passagem somente foi concretizado 14 meses depois, já no Carnaval de 1998.

A temporada turística de 1997 ficou totalmente comprometida, prejudicada pelas notícias negativas ampliadas nos órgãos de imprensa, inclusive de que monumentos da cidade estariam condenados, um exagero sem fundamento. O problema, embora importante, era localizado, trazendo mais transtornos principalmente para moradores e comércios na área afetada do que propriamente para turistas visitantes, pois a cidade tem outros acessos.

Os empresários, atingidos em cheio em suas atividades, buscaram apoio na associação comercial. Seus empreendimentos não poderiam ficar à mercê da mídia negativa, e nem esperar socorro do setor público para desfazer a imagem na imprensa. Com suporte de profissionais de comunicação, as ações dos empresários evoluiram para a criação do Bureau de Informação e Divulgação Turística de Ouro Preto, destinado a promover o município.

Em 1998, o Bureau idealizou a campanha Ouro Preto 300 anos, levando à uma promoção da cidade jamais vista anteriormente. O plano inicial previsto de transformar o Bureau de Informação no Convention & Visitors Bureau de Ouro Preto, porém, não chegou a se concretizar em 1999.

Com o Programa de Regionalização do Turismo do governo federal, implantado nacionalmente a partir de 2003, levando à criação oficial dos circuitos turísticos, a ação anterior dos empresários de Ouro Preto e do Bureau de Informação e Divulgação Turística foi retomada pela diretoria da Associação Comercial em 2004. Ampliou-se o alcance da idéia com o convite às associações co-irmãs das outras cidades, levando, finalmente, à concretização do Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau no ano seguinte.